O desafio do P&B

Às vezes tenho a sensação de que a minha vida artística – e pessoal também – gira em torno de grandes “sacadas”. Li uma vez (vi ou escutei, não vou lembrar agora) que, se você quer aprender a fazer arte em cores, qualquer que seja ela, comece praticando o preto e branco. O que poderia não fazer muito sentido à priori, começa a revelar-se como sendo um grande achado.

Imaginar-se diante de apenas uma “cor” é um tanto quanto amedrontador de início. Entretanto, à medida em que nos acostumamos a “pensar” em tons, aquela única possibilidade do preto começa a parecer uma paleta infinita. Deixamos de pensar em linhas e passamos a enxergar o trabalho com pesos diferentes de escala de cinza. Conseguimos estabelecer volumes, planos e outros recursos visuais que não éramos capazes de fazer antes.

E o que isso tem a ver com as cores? Tudo! Depois que o “olho” acostuma-se a enxergar o desenho através de tons, fica mais fácil definir qual a cor mais adequada a se aplicar. O desenho – ou a pintura – não será mais um amontoado de matizes saturados, mas uma miscelânea de tonalidades que vão definir a dramaticidade da obra.

Trabalhar com o monocromático também ajuda nesse caso. Escolher uma única cor e trabalhar toda a composição modificando em sua mistura apenas a quantidade de branco e preto. A limitação da paleta faz com que a percepção visual aflore cada vez mais. O cérebro naturalmente buscará soluções pictóricas que fatalmente estarão também no momento em que se utilizar a paleta completa. Desenhar – ou pintar – em P&B pode ser um grande desafio, mas a recompensa é deveras estimulante.

pagina 01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s