Recentemente adquiri todos os tie-ins da saga Guerras Secretas da Marvel. Anteriormente, eu só havia lido a minissérie principal, em nove edições, e as únicas ramificações que eu havia comprado, duas edições do Hulk e seis edições dos X-men. Nem lembrava mais dos rumos das histórias! O que foi benéfico para esse momento em que comecei a ler tudo de acordo com a ordem estabelecida pela Panini. Quer saber o que eu achei de tudo isso? Então confere as leituras do período até 02 de março, em que atingi a marca de 60 obras lidas até aqui:
50 – SHINTARO KAGO: PEDACINHOS VOL. 01
Não vou mentir! Peguei este mangá para ler com toda a expectativa do mundo! Só pela capa, a vontade de ler algo assustador já era grande! Eu tinha ouvido falar que o Shintaro Kago é um dos grandes expoentes do terror japonês. E quer saber? Tirando a primeira história que traz um exercício bem bacana de metalinguagem, o restante beira ao risível! Nem é culpa do autor! Creio que este volume deve compilar contos do início da carreira do Shintaro! O problema é que vem com aquele design fantástico da Darkside! Resultado? Muita embalagem para pouco conteúdo!
51 – POWER RANGERS E TARTARUGAS NINJA VOL. 02
Por falar em “muita embalagem para pouco conteúdo”, temos aqui o segundo encontro dos filhos do Splinter com a equipe de super sentai “genérica” de Alameda dos Anjos! Sou muito fã das Tartarugas Ninja desde que comecei a assistir ao primeiro desenho animado na adolescência, assim como sou muito fã de super sentai, mais precisamente dos Changeman, Flashman e Maskman, que foram os que tive contato quando mais novo! Por isso, estou acostumado a histórias bobas! Mesmo assim, nunca gostei muito de Power Rangers, porque a bobice dessa “colcha de retalhos” era americana demais para o meu gosto! Idiota demais para conseguir assistir! O problema está justamente nisso! Não que eu esperasse que esse gibi fosse o suprassumo da profundidade da leitura! Quem pega esse gibi para ler, já sabe o que esperar: muita diversão descompromissada! Mas o roteirista Ryan Parrott consegue estragar uma ideia boa, ao trazer para as páginas de papel o mesmo (baixo) nível de bobagem do seriado dos Power Rangers! Pense num festival de diálogos capengas! Misericórdia! Pelo menos a leitura se salva pelos ótimos desenhos do Dan Mora!
52 – GUERRAS SECRETAS # 01 DE 09

Para ser sincero, não sou muito fã do roteirista Jonathan Hickman! Além de considerá-lo superestimado, penso que o cara até tem boas ideias, mas complica tudo para parecer mais sofisticado do que parece! Pra mim, ele é mais designer do que contador de histórias! Dito isso, engoli a seco e comecei a reler a minissérie principal da saga Guerras Secretas! Lembro que não gostei da primeira vez que li, mas agora até que achei bacana! Nada muito genial, como o visual (de novo, a embalagem) tenta parecer! Trata-se de uma nova versão da “briga de bonequinhos” que foi a primeira Guerras Secretas, só que remasterizada e cheia de firulas!
53 – GUERRAS SECRETAS X-MEN: A ERA DO APOCALIPSE # 01

Quer saber o que realmente vale a pena nessa saga? Os tie-ins! E olha que até agora não li nada inédito para mim, como é o caso dessa edição dos X-men! Gostei mundo de revisitar o mundo de a Era do Apocalipse e reencontrar versões de personagens muito queridos! A trama é aquela coisa de sempre: os rebeldes tentando descobrir uma forma de derrubar o Apocalipse! Muito divertido!
54 – GUERRAS SECRETAS # 02 DE 09

Essa edição estabelece o novo universo ou realidade sobre o julgo do Doutor Destino e coloca as bases que serão melhor aprofundadas nos tie-ins! Jonathan Hickman controla um pouco a sua megalomania e escreve um arroz com feijão básico, mas bem divertido de se ler. Dá vontade de explorar esse mundo e ver como ficou a colcha de retalhos do Mundo Bélico! Vamos em frente!
55 – GUERRAS SECRETAS # 03 DE 09

Os personagens que conseguiram escapar da destruição da realidade anterior reaparecem nessa nova realidade! Como não haveria de deixar de ser! A expectativa agora é ver como isso impactará o Mundo Bélico e o domínio do Doutor Destino, já que todos os personagens dessa nova realidade não sabem que havia algo antes! Está ficando bom de acompanhar essa leitura!
56 – GUERRAS SECRETAS HOMEM-ARANHA: RENOVANDO OS VOTOS # 01

As tramas desses tie-ins são sempre a mesma: tem um tirano dominando o mundo e o personagem principal precisa fazer algo para derrotá-lo. Mesmo assim, a diversão da leitura está em revisitar mundos de sagas antigas ou ler versões dos personagens a que não estamos acostumados, como é o caso do Homem-Aranha casado com a Mary Jane e pai de família! Muito bacana! Dá vontade de ler mais!
57 – GUERRAS SECRETAS OS VINGADORES: A GUERRA DAS ARMADURAS # 01

A Guerra das Armaduras é um arco antigo do Homem de Ferro que sempre gostei, muito antes de ser “modinha” ser fã do cabeça de lata por causa dos filmes! Outra história que sempre gostei foi a do Homem de Ferro do Futuro! Então, nem preciso dizer o quanto gostei desse gibi, que junta as duas coisas em um futuro distópico no qual as pessoas precisam trajar armaduras para não sucumbirem devido à um vírus!
58 – GUERRAS SECRETAS X-MEN: DINASTIA M # 02

Hora de revisitar a realidade de Dinastia M! Qual a trama? Destronar o Magneto, claro! Mas o golpe vem de dentro da Casa de M! Muito divertido de ler!
59 – GUERRAS SECRETAS GUARDIÕES DA GALÁXIA: GUARDIÕES DE LUGARNENHUM # 01

Estava demorando para aparecer um ponto baixo nessa saga! Até aqui, esta edição é a mais fraca, por dois motivos: Os Guardiões da Galáxia enfrentam um ser todo poderoso genérico que não pode ser vencido por ninguém e os desenhos do Mike Deodato, apesar de muito bonitos, são muito confusos! Fiquei surpreso e animado quando abri o gibi para ler e me deparei com a arte do Deodato! No entanto, não sei dizer se este arco dos Guardiões marca a transição do Deodato para a arte digital, mas é notório o quanto o cabra se perdeu no zoom do computador! Bem típico de quem está começando a desenhar digitalmente! O resultado são desenhos extremamente detalhados, mas em quadros minúsculos que mal dá para enxergar o que está acontecendo ou quem está em cena! Mesmo nos desenhos maiores, as massas de sombra se misturam tanto, que também tem momentos em que não dá para entender quem está em cena! Quem sou eu para criticar o grande Mike Deodato! Mas até os grandes, de vez em quando, precisam se adequar às novas ferramentas para continuar brilhando!
60 – GUERRAS SECRETAS O VELHO LOGAN # 01

O início dessa coleção do Velho Logan está interligado com as Guerras Secretas pelo simples fato de que o personagem fará parte do Universo Marvel regular ao final da saga! Essa primeira edição trata de situar o leitor nessa realidade do personagem e pavimenta as bases para o que virá a seguir, com uma promessa de muita treta! Vamos que vamos, que está muito legal de ler!

